Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 dezembro 2012

18

Efemérides - 18 de Dezembro


Dia Internacional das Migrações

(Data proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para combater os mitos e percepções erradas sobre o fenómeno da migração, a OIM - Organização Internacional para as Migrações, propõe uma mudança radical na forma como se fala de migração. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pilay, apelas aos Estados que ratifiquem a Convenção Internacional para a protecção dos direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas famílias.
“A Convenção não confere mais Direitos ou novos Direitos aos migrantes. Não vai para além dos standards internacionais de Direitos humanos”, afirma Navi Pilay. No entanto, esta Convenção é o único tratado de aspiração universal que coloca os padrões de Direitos humanos existentes no contexto específico da migração. Até ao presente, 45 Estados ratificaram a convenção. De todos os países da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, apenas Cabo Verde e Timor-Leste ratificaram a Convenção Internacional para a protecção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famílias.)



Dia Nacional do Estado do Qatar

(Celebra a data da tomada de posse do Xeque Mohamed Bin Jassen al-Thani, em 1878.)






1730 - Nasceu Élisabeth Sofie Françoise, mais conhecida como Sophie d'Houdetot ou Duquesa d'Houdedot, fidalga francesa. (faleceu em 1813).



1855 - Nasceu Adolfo Lutz, médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área da epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas. (faleceu em 1940).


1863 - Nasceu Francisco Fernando da Áustria-Hungria, Arquiduque da Áustria e herdeiro presuntivo do trono do Império Austro-Húngaro. A sua morte, num atentado em Saravejo em 28 de Junho de 1914, foi um dos pretextos para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.



1865 - Abolição da escravatura nos Estados Unidos.



1876 - Nasceu Júlio Afrânio Peixoto, médico, político, professor, crítico literário, ensaísta, romancista e historiador brasileiro. Foi o fundador da Academia Brasileira de Filologia, em 1944. (faleceu em 1947).


1879 - Nasceu Josef Stalin, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central a partir de 1922 até à sua morte, como líder soberano da União Soviética. (faleceu em 1953).



1879 - Nasceu Paul Klee, pintor e poeta suíço naturalizado alemão. (faleceu em 1940).



1913 - Nasceu Willy Brandt, jornalista e político social-democrata alemão, Chanceler da República Federal da Alemanha entre 1969 e 1974. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1971, pela sua Ostpolitik, cujo objectivo era o relaxamento e equilíbrio com as ditaduras do Bloco de Leste. (faleceu em 1992).



1939 - Nasceu Harold Varmus, médico norte americano, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1989,  pela compreensão do modo como a produção de tumores malignos a partir de alterações que se produzem nos genes normais de uma célula, que não são apenas produzidos por vírus, mas também podem ser produzidos por radiações, substâncias químicas, etc.


1943 - Nasceu Keith Richards, músico, compositor e actor britânico, considerado um dos grandes nomes do rock do século XX, como integrante e fundador da banda de rock britânica "The Rolling Stones". Foi considerado o 4º melhor guitarrista do mundo pela revista norte americana "Rolling Stone".


1944 - Sai o primeiro número do jornal matutino francês "Le Monde" com a data do dia seguinte, 19 de Dezembro.



1946 - Nasceu Steven Allan Spielberg, mais conhecido por Steven Spielberg, realizador, produtor, guionista e empresário norte americano. É o realizador que mais filmes possui na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos feita pelo American Film Institute. É um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema. Já foi vencedor de quatro Oscares da Academia (1987, 1994 e 1999), além de muitos outros.


1961 - A Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) passa para o domínio indiano, depois da invasão de Goa por tropas da União Indiana e a rendição do Exército Português.



1963 - Nasceu William Bradley Pitt, mais conhecido como Brad Pitt, actor e produtor cinematográfico norte americano e um dos grandes símbolos sexuais do cinema contemporâneo.


1965 - É criado o Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, em Lisboa, a partir do Museu Etnográfico Português, fundado em 1893, por José Leite de Vasconcelos (1858-1941)..


1968 - Nasceu Alejandro Sanz, cantor espanhol, considerado um dos maiores compositores e intérpretes da música flamenca e do pop latino.



1969 - É abolida a pena de morte, no Reino Unido, pelo Parlamento Britânico.



1978 - Nasceu Katie Holmes, actriz norte americana.



1980 - Nasceu Christina Aguilera, actriz, cantora, compositora, dançarina, filantropa e produtora musical norte americana.



2001 - Faleceu Gilbert Bécaud, cantor, compositor e actor francês, conhecido como "Monsieur 100.000 volts", pelos seus espectáculos cheios de energia. (nasceu em 1927).


Fonte:
wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário