Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 maio 2012

25

Efemérides - 25 de Maio


Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

(O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas começou a ser celebrado depois do desaparecimento em Nova Iorque, a 25 de Maio de 1979, de Etan Patz, que tinha então seis anos. Nos anos que se seguiram, várias organizações começaram a assinalar esta data. Em 1983 o presidente dos EUA declarou 25 de Maio como o dia dedicado às crianças desaparecidas.  
Na Europa, este dia foi assinalado pela primeira vez em 2002 pela Child Focus, uma organização não governamental belga, com o apoio da rainha da Bélgica. Em 2003, as iniciativas para assinalar a data alargaram-se a França, Holanda, Reino Unido (onde se dedica todo o mês de Maio à problemática dos desaparecidos), República Checa, Polónia e Alemanha. 
Em Portugal, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinala-se desde 2004 por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.
A partir de 25 de maio de 2009 entrou em funcionamento um número único europeu para apoiar estes casos: 116000. Destina-se a ajudar os pais a anunciar o desaparecimento de um filho ou ajudar uma criança a pedir apoio, se necessário. Este número foi lançado em simultâneo em todo o espaço europeu e, até agora, já mereceu a adesão dos seguintes países: Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália,  Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia.)


Dia Internacional do Sapateado

(este dia foi oficializado em 7 de Novembro de 1989, quando o governo americano, liderado por George Bush, assinou a Lei para esta data comemorativa, consagrando o dia 25 de Maio como o Dia  Nacional do Sapateado nos Estados Unidos da América. Imediatamente toda a comunidade de sapateado espalhada pelo mundo assumiu esta data, fazendo com que a mesma se transformasse no Dia Internacional do Sapateado. Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Bill "Bojangles" Robinson, ícone precursor do sapateado americano, pois foi ele que levou a arte do sapateado para a meia ponta, trazendo leveza, clareza e presença cénica, antes desconhecida nos palcos.)

Bandeira da União Africana

Dia de África (U.A.) - Dia da Libertação de África (O.N.U.)

(1963 - É fundada a Organização de Unidade Africana (OUA), em Adis Abeba, Etiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie (1892-1975). A Constituição da OUA foi assinada por representantes de 32 governos de países africanos independentes e escolheu o dia da sua fundação como o dia para lembrar e celebrar os africanos: o Dia de África. Em 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu este mesmo dia como o Dia da Libertação de África. Em 9 de Julho de 2002, a OUA foi substituída pela União Africana (UA). Baseada no modelo da União Europeia, tem como objectivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural do continente. Dos 54 países africanos, a União Africana tem actualmente 53 membros. Marrocos não participa porque o Sara Ocidental foi aceite como membro. Tem ainda quatro membros suspensos devido aos golpes de estado ocorridos nos respectivos países: Guiné, Madagáscar, Níger e Mali.)


Dia da Independência do Reino Hachemita da Jordânia

(Comemora o dia da independência, do Reino Unido, em 1946)




2015, 2026 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Segunda-feira do Espírito Santo, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)



1803 - Nasceu Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta norte americano. (faleceu em 1882).


1816 - Nasceu Emanuel Leutze, pintor alemão naturalizado norte americano. (faleceu em 1868).


1818 - Nasceu Jacob Burckhardt, historiador e filósofo suíço que escreveu importantes obras sobre a história de arte e cultura suíças. (faleceu em 1897).



1865 - Nasceu Frederico Augusto III da Saxónia, último Rei da Saxónia entre 1904 e 1918. (faleceu em 1932).

1878 - Nasceu Bill "Bojangles" Robinson, bailarinde sapateado, actor de cinema e teatro norte americano, precursor da dança de sapateado americano. (faleceu em 1949).

1887 - Nasceu Padre Pio, sacerdote católico italiano da Ordem dos Capuchinhos, canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de Junho de 2002, como São Pio de Pietrelcina. A sua festa litúrgica celebra-se a 23 de Setembro. (faleceu em 1968).


1889 - Nasceu Igor Sikorsky, pioneiro da avião russo nascido na actual Ucrânia. Mais tarde naturalizou-se norte americano. Concebeu o primeiro avião quadrimotor e desenvolveu os primeiros hidroaviões de casco para a Pan American Airways, na década de 1930. Em 1940 liderou o desenvolvimento do helicóptero VS-300, e mais tarde, os helicópteros Sikorsky. (faleceu em 1972).



1901 - É fundado o Club Atlético River Plate, em Buenos Aires, Argentina.


1911 - É fundado o Instituto Militar dos Pupilos do Exército, estabelecimento militar de ensino, em Lisboa.


1921 - Nasceu Jack Steinberger, físico norte americano nascido na Alemanha, Prémio Nobel da Física em 1988, juntamente com Leon Max Lederman (n. 1922) e Melvin Schwartz (1932-2006), pelo desenvolvimento de um método para produzir feixes de neutrinos, o que levou à descoberta de uma segunda espécie dessa partícula: o neutrino de múon.



1932 - Nasceu Joaquim Pedro de Andrade, realizador de cinema brasileiro. (faleceu em 1988).


1939 - Nasceu Ian McKellen, actor de teatro e cinema inglês.



1944 - Nasceu Frank Oz, produtor e realizador de televisão inglês, criador dos personagens dos programas "Sesame Street" e "Muppets Show". Foi igualmente criador da personagem "Yoda", do filme Star Wars.



1948 - Nasceu Klaus Meine, cantor, compositor e guitarrista alemão, vocalista da banda Scorpions.


1954 - Faleceu Robert Capa, fotógrafo húngaro, um dos mais célebres fotógrafos de guerra e um dos mais importantes fotógrafos europeus do século XX. Faleceu na Guerra da Indochina, ao pisar uma mina terrestre. (nasceu em 1913).



1962 - É formada a banda inglesa de Rock and Roll, os Rolling Stones, formada por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts.



1985 - Nasceu Luciana Abreu, cantora, actriz, modelo e apresentadora de televisão portuguesa.


2012 - Tem início na Cidade do Rock, em Lisboa, o Rock in Rio Lisboa 2012, o maior evento de música e entretenimento do mundo. O Festival Rock in Rio Lisboa decorre durante 25 e 26 de Maio e nos dias 1, 2 e 3 de Junho. Contando já com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha, estes festivais já reuniram um total de cerca de 6 milhões de pessoas.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário