Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 maio 2012

12

Efemérides - 12 de Maio


Dia Mundial do Comércio Justo

(O Dia Mundial do Comércio Justo é uma iniciativa da Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) que ocorre em 12 de Maio, 2012. É um festival mundial de eventos que comemoram o Comércio Justo como uma contribuição concreta para a luta contra a pobreza, mudança climática e a crise económica que tem o maior impacto sobre as populações mais vulneráveis do mundo. Um terço da população mundial vive com menos de dois dólares por dia. A crise mundial confirma a necessidade de uma economia justa e sustentável a nível local e global. O Comércio deve beneficiar os mais vulneráveis e fornecer meios de subsistência sustentáveis, desenvolvendo oportunidades para pequenos produtores e desfavorecidos. Milhões de produtores e comerciantes responsáveis de negócios e política, organizações de apoio e voluntários têm contribuído para o crescimento substancial do comércio equitativo.



Dia Mundial das Aves Migratórias
(o WMBD - World Migratory Bird Day foi iniciado em 2006. É uma campanha de sensibilização mundial para a necessidade de protecção das aves migratórias e dos seus habitats. Em 16 de Junho 1995 concluiu-se a AEWA - African-Euroasian Waterbird Agreement - Acordo Africano-Euroasiático de Aves Migratórias Aquáticas, em Haia, na Holanda. É o maior acordo até agora desenvolvido nesta área sob os auspícios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente desde 2005. A AEWA tem a sua sede em Bonn, Alemanha. Concentra 255 espécies de aves aquáticas ecologicamente dependentes de zonas húmidas, abrangendo 119 países espalhados por todos os continentes. Este dia celebra o fenómeno da emigração de todas as aves migratórias, incluindo as aves aquáticas numa escala global.)


Dia Mundial do Enfermeiro
(Comemora-se neste dia sob os auspícios da OMS - Organização Mundial de Saúde, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira britânica que ganhou notoriedade durante a Guerra da Crimeia (1853-1856) ao alterar o modo de funcionamento do hospital militar do exército inglês na Turquia, através da introdução de mudanças nos cuidados de enfermagem, que melhoraram significativamente as condições sanitárias e de higiene dos pacientes, melhorando sensivelmente as necessidades dos doentes. Florence continuou a desenvolver esforços para promover a profissão que, através dela, passou a ser vista como fundamental na prestação de cuidados de saúde. Em 1860 ela fundou a primeira Escola de Enfermagem no St. Thomas Hospital, em Londres.)



Dia Mundial da Fibromialgia
(Reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde desde 1970. Caracteriza-se por ser uma doença crónica associada à dor, geralmente difusa, afectando uma grande parte do corpo. Pode apresentar-se de forma generalizada ou em áreas como o pescoço, ombros, coluna lombar, etc. Com frequência, os sintomas variam em relação à hora do dia, com maior incidência matinal, ao nível da actividade, à mudança de clima, à falta de sono e ao stress. Acredita-se que a doença seja devida a uma perturbação dos mecanismos da dor, não havendo propriamente lesão de qualquer órgão, nomeadamente músculos ou articulações, mas pode nalguns casos ser altamente invalidante. A causa e a natureza desta doença não são conhecidas. Em Portugal, 3,7% da população sofre desta doença.)



2008 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Celebra-se anualmente na Segunda-feira do Espírito Santo, que é a segunda-feira imediatamente após a festa de Pentecostes, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)




1496 - Data provável do nascimento de Gustavo I, Rei da Suécia entre 1521 e 1560. Introduziu o Protestantismo na Suécia. (faleceu em 1560).


1784 - Nasceu Knowles James Sheridan, actor, escritor e dramaturgo irlandês. (faleceu em 1862).


1803 - Nasceu Justus von Liebig, químico e inventor alemão. O seu legado foi um dos maiores do século XIX, perdurando até aos dias de hoje. As suas experiências possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos e alimentos desidratados. Foi igualmente o criador do conceito do laboratório de química. (faleceu em 1873).



1812 - Nasceu Edward Lear, poeta, pintor e escritor inglês. (faleceu em 1888).



1820 - Nasceu em Florença, Itália, Florence Nightingale, enfermeira de nacionalidade britânica, pioneira no tratamento de feridos de guerra. Foi condecorada pela Rainha Vitória com a Cruz Vermelha Real, em 1883, e foi a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito, em 1907. (faleceu em 1910).


1842 - Nasceu Jules Massenet, compositor francês muito conhecido pelas suas óperas. (faleceu em 1912).


1874 - Nasceu Clemens von Pirquet, cientista e pediatra austríaco, mais conhecido pelos seus contributos no campo da bacteriologia e da imunologia. (faleceu em 1929).


1895 - Nasceu William Francis Giauque, químico canadense, Prémio Nobel da Química em 1949 pelos seus estudos em termodinâmica. (faleceu em 1982).


1907 - Nasceu Katharine Hepburn, actriz de cinema, teatro e televisão norte americana., vencedora de quatro prémios Oscar de Melhor Actriz, da Academia (1934, 1938, 1969 e 1982).(faleceu em 2003).



1910 - Nasceu Dorothy Crowfoot Hodgkin, química britânica, Prémio Nobel da Química em 1964. (faleceu em 1994).


1914 - Nasceu Bertus Aafjes, poeta e romancista dos Países Baixos. (faleceu em 1993).



1936 - Nasceu Manuel Alegre, poeta, escritor e político português.



1950 - Nasceu Gabriel Byrne, actor irlandês.



1966 - Nasceu Stephen Baldwin, actor de cinema norte americano.


2008 - Faleceu Irena Sendler, assistente social e activista dos direitos humanos russa durante a segunda Guerra Mundial. De nacionalidade polaca, ficou conhecida como o "anjo do gueto de Varsóvia", tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas, ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida. (nasceu em 1910).

Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem Fibromialgia: Cortesia Modo Natural

Sem comentários:

Enviar um comentário