Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 janeiro 2012

27

Efemérides - 27 de Janeiro



Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

(Designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de Dezembro de 2005, através da Resolução 60/7. A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto. O dia 27 de Janeiro de 1945 marcou a libertação do maior campo de extermínio nazi, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.)






Dia Internacional do Vinho do Porto

(O Dia Internacional do Vinho do Porto é celebrado em 27 de Janeiro – iniciativa lançada em 2012 pelo Center for Wine Origins (Washington), instituição fundada pelo IVDP (Porto, Portugal) e CIVC (Champagne, França).




1756 - Nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco do período clássico. Foi autor de mais de 600 obras, muitas são uma referência na música sinfónica, concertos, operas, coral, piano e câmara. A sua produção foi louvada por todos os críticos da época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil. Estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje, Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguindo conquistar grande prestígio, mesmo entre os leigos. A sua imagem tornou-se um ícone popular. (faleceu em 1791).


1775 - Nasceu Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling, filósofo alemão, um dos representantes do Idealismo Alemão. (faleceu em 1854).


1814 - Nasceu Eugène Viollet-le-Duc, arquitecto francês ligado à arquitectura revivalista do século XIX e um dos primeiros teóricos da preservação do património histórico. Pode ser considerado um precursor teórico da arquitectura moderna. (faleceu em 1879).


1859 - Nasceu Guilherme II da Alemanha - Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht von Hohenzollern, último Imperador alemão (Kaiser) e último Rei da Prússia, detendo os títulos entre 1888 e 1918. (faleceu em 1941).


1880 - Thomas Alva Edison (1847-1931), inventor da lâmpada eléctrica incandescente,  patenteia a lâmpada eléctrica.



1888 - É fundada a National Geographic Society nos Estados Unidos, com a finalidade de incrementar e difundir os conhecimentos geográficos.


1892 - É fundado o Clube Naval de Lisboa, clube desportivo ligado aos desportos náuticos, localizado na cidade de Lisboa. Foi um dos primeiros clubes em Portugal a praticar vela, remo e natação. Remontava ao "Clube de Remeiros Lusitano", fundado em 1862, e a história do Clube Naval de Lisboa já vem dessa data.


1901 - Faleceu Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na altura considerado o maior compositor italiano e um dos mais influentes do século XIX. (nasceu em 1813).


1903 - Nasceu John Eccles, neurofisiologista australiano, Prémio Nobel de Fisiologia / Medicina em 1963, por realizar pesquisas sobre o mecanismo dos impulsos nervosos e seu modo de transmissão. (faleceu em 1997).


1936 - Nasceu Samuel Chao Chung Ting, físico norte americano, Prémio Nobel da Física em 1976, por "trabalhos pioneiros na descoberta de uma nova espécie de partículas elementares pesadas".


1941 - Nasceu Beatrice Tinsley, astrónoma  e cosmóloga neozelandesa nascida no Reino Unido. As suas pesquisas foram fundamentais para o conhecimento da Evolução das Galáxias. (faleceu em 1981).


1944 - Nasceu Nick Mason, músico e compositor inglês, baterista do grupo Pink Floyd. Foi o único membro dos Pink Floyd a participar na gravação de todos os álbuns desde a formação do grupo em 1965.


1957 - Nasceu Frank Miller, autor e desenhador de histórias aos quadradinhos norte americano, criador de "Batman: ano um", "Sin City","The Dark Knight Returns" e "Ronin", entre outros.


1978 - Proclamada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais na assembleia da UNESCO em Bruxelas.



2010 - É lançado nos Estados Unidos o iPad, tablet da Apple.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.