Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 janeiro 2012

15

Efemérides - 15 de Janeiro

Dia Mundial do Compositor




Dia de Hangul (Coreia do Norte) 


(Dia de Hangul — também chamado Dia da Proclamação de Hangul ou Dia do Alfabeto Coreano — é uma festividade nacional coreana que assinala a invenção e proclamação do Hangul, o alfabeto da língua coreana, pelo Rei Sejong, o Grande.)




1432 - Nasceu Afonso V de Portugal, 12º Rei de Portugal entre 1438 e 1448, cognominado de "O Africano", pelas conquistas no norte de África. (faleceu em 1481).


1592 - Nasceu Shah Jahan, 5º Imperador do Império Mogol na Índia entre 1628 e 1658. O seu nome vem do persa e significa "Rei do Mundo", mais conhecido por ter mandado construir o mausoléu Taj Mahal, em Agra, na Índia, em memória da sua esposa favorita Aryumand Banu Begam, a quem ele chamava de Mumtaz Mahal, ("A jóia do palácio"). (faleceu em 1666).


1622 - Nasceu Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido por Molière, dramaturgo, actor e encenador francês, considerado um dos grandes mestres da comédia satírica e o fundador indirecto da "Comédie Française" ou Théâtre Français, o único teatro estatal de França. (faleceu em 1673).



1809 - Nasceu Pierre-Joseph Proudhon, filósofo, político e economista francês, considerado um dos mais influentes teóricos do anarquismo. Tentou criar um "Banco operário", semelhante às actuais Cooperativas de Crédito, a fim de beneficiar os trabalhadores com empréstimos sem juros. A sua tentativa não se realizou e, mais tarde, a ideia foi aproveitada, com alterações, por capitalistas e accionistas que incorporaram juros nos empréstimos que davam aos trabalhadores. (faleceu em 1865).



1824 - Nasceu Marie Duplessis, cortesã francesa que serviu de inspiração para a personagem de Marguerite Gautier no romance "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, filho. (faleceu em 1847).

1842 - Nasceu Josef Breuer, médico e fisiologista austríaco a quem se atribui a fundação da Psicanálise. (faleceu em 1925).


1850 - Nasceu Sofia Kovalevskaya, matemática russa, a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Rússia e a terceira mulher a conseguir um cargo académico como professora na Universidade de Estocolmo, na Suécia. (faleceu em 1891).


1895 - Nasceu Artturi Ilmari Virtanen, químico finlandês, Prémio Nobel da Química em 1945, pelas suas descobertas na área da agricultura e nutrição, criando um método de preservação da forragem (método AIV). (faleceu em 1973).


1906 - Nasceu Aristóteles Onassis, magnata e empresário da marinha mercante grego, o homem mais rico do mundo durante grande parte do século XX. (faleceu em 1975).



1911 - Publicação do primeiro número do jornal "República", fundado por António José de Almeida, seu director até ser eleito Presidente de Portugal, em 1919. Deixou de se publicar em 1975.


1913 - Nasceu Lloyd Bridges, actor norte americano. (faleceu em 1998).



1929 - Nasceu Martin Luther King Jr., pastor protestante e activista político norte americano, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e em todo o mundo, com uma campanha de não violência e amor ao próximo. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes do seu assassinato.



1943 - É inaugurado o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.



2001 - Lançamento da "Wikipédia", projecto de enciclopédia multilingue livre baseado na Web e apoiado pela organização sem fins lucrativos Wikimédia Foundation. Foi lançada por Jimmy Wales (n. 1966) e Larry Sanger (n. 1968). Possui cerca de 365 milhões de leitores e tornou-se a maior e mais popular obra de referência geral na internet.


2014 - Foi finalmente instalada a electricidade (e consequente luz eléctrica!) nas habitações existentes em alguns montes alentejanos no Concelho de Ourique, Baixo Alentejo, Portugal. De realçar que esta instalação só foi possível (em pleno Século XXI!) graças a Fundos Comunitários!
Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.