Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 setembro 2016

Equinócio do Outono

Equinócios e Solstícios: O que são?
     O eixo da Terra (linha imaginária que une os pólos) tem uma inclinação de cerca de 23º em relação ao plano da orbita da Terra.
     Ao percorrer, inclinada, a sua órbita à volta do Sol, a Terra faz com que uma dada região não receba as mesma inclinações e intensidades dos raios solares durante o ano, o que interfere sensivelmente no clima do planeta, originando assim as chamadas Estações do Ano..

     O início de cada estação é definido como Solstício, para o Verão e o Inverno, e como Equinócio, para a Primavera e o Outono.


Cores Outonais, Avenue Rphafaël, Paris (foto de Valerii Tkachenko) 


Quando acontece?
Equinócio do Outono acontece quando o Sol, na sua órbita aparente (quando vista da Terra), cruza o plano do Equador celeste (a linha do Equador terrestre projectada na esfera celeste).

- Em Portugal, o Equinócio do Outono tem início às 15h 21m de 22 de Setembro de 2016;
- Assinala o início do Outono no Hemisfério Norte e o início da Primavera no Hemisfério Sul;
- Tem a duração de 89,81 dias;
- Termina a 21 de Dezembro às 10h e 44m.

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do Equinócio


A palavra Equinócio vem do latim aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite têm a mesma duração, ou seja, 12 horas cada período.

Os Equinócios ocorrem no mês de Março e Setembro, definindo as mudanças de estação:
- Março: Primavera no Hemisfério Norte e Outono no Hemisfério Sul;
- Setembro: Outono no Hemisfério Norte e Primavera no Hemisfério Sul.

As datas dos equinócios variam de ano para ano, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de Março) não terem exactamente 365 dias, fazendo com que uma hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de 18 horas, que não se encaixa, necessariamente, no mesmo dia.


O Outono é a Estação do ano que sucede ao Verão, caracterizando-se pela queda das temperaturas e pela mudança de cor e queda das folhas das árvores (excepto nas regiões próximas do Equador).

O Outono no Hemisfério Norte é chamado de "Outono Boreal" e tem início a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro.
No Hemisfério Sul é chamado de "Outono Austral" e tem início a 21 ou 22 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.


Fontes:
Cortesia de:
Observatório Astronómico de Lisboa;
Wikipedia, a enciclopédia livre.