Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 agosto 2015

Introdução e símbolos

Enciclopédia Altimagem de Fotografia



INTRODUÇÃO


     Hoje tem início neste post a Enciclopédia Altimagem de Fotografia, que representa igualmente o início de um projecto pessoal do administrador do Altimagem.

     Não é por acaso que tem início hoje, 19 de Agosto de 2015 , Dia Mundial da Fotografia. É uma forma de homenagear todos os que tornaram possível o maravilhoso mundo da fotografia.

     Esta Enciclopédia será apresentada em forma de Glossário, por ordem alfabética de termos. Não lhe chamei "Glossário" porque este procura definir os termos de uma forma sucinta, às vezes sem aprofundar o tema.

     Nesta Enciclopédia Altimagem de Fotografia procurarei, de uma forma simples, directa, concisa e objectiva (sem, no entanto, ser demasiado exaustivo ou cansativo) definir e desenvolver os variados termos, de modo a que o leitor / leitora fiquem minimamente esclarecidos e conhecedores deste maravilhoso mundo!

     Cada termo será apresentado por ordem alfabética da língua portuguesa. Entre parêntesis, será apresentado o nome em inglês. 


Exemplo:


CORES PRIMÁRIAS  (primary color Cores primárias são conjuntos de cores que (...)






     Antes do nome do termo terá uma, ou várias, imagens (símbolos) que identificam as entradas (grandes temas) em que a Enciclopédia Altimagem de Fotografia se divide, e que são os seguintes:




Equipamentos  Câmaras fotográficas e seu funcionamento. Acessórios e suas aplicações. Equipamentos de estúdio. Equipamentos específicos. Marcas do mundo fotográfico.


 
          

Fotografia a cores  Termos utilizados na Fotografia a Cores (analógica) ou específicos deste tema.




Fotografia digital  Termos usados em Fotografia Digital (cores e preto e branco) ou específicos deste tema. Inclui termos relacionados com o Laboratório Digital e Edição de Imagem Digital (a cores e a preto e branco).




Fotografia a preto e branco  Termos utilizados na Fotografia a Preto e Branco (analógica)  ou específicos deste tema.




História da Fotografia  Equipamentos, marcas, processos fotográficos, sistemas, fotógrafos e pioneiros  que fazem parte da História da Fotografia.





Laboratório a cores  Termos relacionados com o Laboratório a Cores ou específicos deste tema.





Laboratório a preto e branco  Termos relacionados com o Laboratório a Preto e Branco ou específicos deste tema.





Mundo da Fotografia  Casas e museus de fotografia. A cultura em fotografia. Fotógrafos do nosso tempo. Tendências, estilos e novidades na fotografia moderna e contemporânea. O futuro da fotografia.





Temas fotográficos  Estilos, texturas, criatividade, técnicas e truques, incluídos ou não em Guias de Fotografia, são aqui tratados, mais pormenorizadamente, de molde a obter uma boa imagem nos mais variados temas.





Teoria e técnica  Técnicas de fotógrafos famosos e análise das mais variadas questões teóricas e técnicas relacionadas com a fotografia, de molde a obter a melhor qualidade fotográfica. 


*^~*^~*^~*^~*^~


     São estes os símbolos correspondentes aos grandes temas apresentados. Os post's da Enciclopédia Altimagem de Fotografia surgirão à medida que forem sendo executados, por ordem alfabética.


  • Cada termo terá um ou mais símbolos, quando aplicável, colocados no lado esquerdo do texto.
  • Se esses símbolos se encontrarem no cimo do texto, ao centro, quer dizer que dois (ou mais) dos termos seguintes pertencem ao mesmo tema.


     Os artigos subordinados ao tema Guias de Fotografia serão publicados mais espaçadamente, mas também executados de uma forma mais pormenorizada, com o propósito de explicar, ensinar ou esclarecer muitas dúvidas ou confusões que, muitas vezes, não são totalmente compreendidas ou assimiladas pelos amantes da fotografia, tanto a nível teórico, como a nível técnico e prático.

     Na coluna lateral da página principal do blogue, em "Conteúdo Altimagem" e "Grandes Temas", será apresentado um link para o índice geral desta Enciclopédia Altimagem de Fotografia.

     Tanto quanto possível, apresentarei imagens de minha autoria. Outras imagens que não possua na minha colecção serão obtidas de sites ou autores cujos créditos serão devidamente assinalados.
     Qualquer sugestão para melhorar esta Enciclopédia, inclusivamente para a inclusão de termos que possam faltar, serão bem-vindos!

Espero que gostem!
Saudações fotográficas!
(continua)