Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 agosto 2015

Dia Mundial da Fotografia


Dia Mundial da Fotografia


No dia 19 de Agosto de cada ano é celebrado o Dia mundial da Fotografia.


Origem da data
     A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Jacques Daguerre em 1837.
     Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências e Artes de Paris (AFCAP) anunciou a invenção do daguerreótipo. Foi a  19 de Agosto do mesmo ano que o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo", quando o físico François Arago, na AFCAP, explicou para uma plateia espantada, o novo processo de obter fotografias, desenvolvido e apresentado oficialmente, por Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, autor da primeira patente para um processo fotográfico - o Daguerreótipo - Daguerreotype, em francês - equipamento para criação de uma imagem fotográfica sem negativo, posteriormente vendido ao governo francês.
    Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse também considerado o ano da invenção da fotografia.


Comemoração da data

     No Dia Mundial da Fotografia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras. O Dia Mundial da Fotografia consiste na celebração da arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objectivo é reviver o amor pela fotografia. A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.


Enciclopédia Altimagem de Fotografia

     O blogue ALTIMAGEM vai, a partir de hoje, 19 de Agosto de 2015, associar-se a esta data, iniciando a publicação da Enciclopédia Altimagem de Fotografia.
     Esta enciclopédia, que será publicada à medida que o tempo me permitir, será em formato de glossário, abarcando os mais variados termos e temas. Será apresentado de uma forma simples e, tanto quanto possível, será ilustrado e de fácil leitura.
     Não sendo o seu propósito tornar-se numa verdadeira enciclopédia, será, no entanto, o mais abrangente possível, de modo a tornar-se uma referência Altimagem, que é o propósito do autor.
     Espero que os leitores do Altimagem venham a gostar de mais este tema que vou introduzir. Um grande abraço para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário