Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 fevereiro 2015

Dia Mundial do Doente


Imagem de Nossa Senhora de Lourdes,
na gruta onde apareceu, em Lourdes, França


O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de Fevereiro.
A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. A data, em memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica.

     Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
     
Santa Bernadette
de Lourdes
     As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de Fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. Entre 11 de Fevereiro e 16 de Julho de 1858, Bernadette Soubirous presenciou 18 visões da Virgem Maria. Faleceu com 35 anos, no dia 16 de Abril de 1879 (nasceu em 7 de Janeiro de 1844).
     Bernadette foi beatificada em 12 de Junho de 1925 e canonizada em 8 de Dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio XI, como Santa Bernadette de Lourdespadroeira dos doentes e dos pastores.

     O corpo incorruptível de Santa Bernadette de Lourdes encontra-se numa urna de cristal  desde 3 de Agosto de 1925 na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, França. As Irmãs de Nevers não enclausuraram a urna, estando livre para receber visitas, encorajando assim os visitantes a aprofundarem o estudo do exemplo de vida e mensagens deixadas pela Irmã Santa.

Urna com o corpo incorruptível da Santa Bernadette de Lourdes

     Os eventos presenciados por Bernadette estabeleceram o culto mariano de Lourdes, que, juntamente com Fátima, é um dos santuários marianos mais frequentados no mundo, para onde viajam anualmente entre 4 e 6 milhões de peregrinos.
     O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é uma área com várias igrejas e outras instituições, construída em torno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes, França.

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

     O Santuário inclui a Gruta, torneiras próximas que dispensam a água de Lourdes, e os escritórios do departamento médico de Lourdes, bem como várias igrejas e basílicas. Compreende uma área de 51 hectares, e inclui 22 lugares distintos de culto. São seis as línguas oficiais faladas no Santuário de Lourdes: francês, inglês, italiano, espanhol, holandês e alemão. 


Fontes: