Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 fevereiro 2015

Dia Mundial da Rádio



O Dia Mundial da Rádio celebra-se todos os anos no dia 13 de Fevereiro.

     A data foi escolhida porque foi neste dia que a United Nations Rádio (Rádio ONU) emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou em 2011 uma resolução que instituiu o dia 13 de Fevereiro como o Dia Mundial da Rádio. A organização espera que a acção possa valorizar o rádio junto ao público, encoraje o desenvolvimento do rádio em todo o mundo e promova as cooperações internacionais entre as rádios do planeta.

     O Dia Mundial da Rádio é, assim, uma oportunidade de celebrar a rádio enquanto meio de comunicação, de promover uma melhor cooperação internacional entre emissoras, e de promover um conteúdo diversificado, bem como o acesso à informação e a liberdade de expressão através das ondas da rádio.
     Desde o Século XIX, a rádio tem permanecido como um meio altamente acessível, relativamente barato e de simples utilização. Este meio de comunicação ultrapassa todas as outras tecnologias, chegando a 95% da população mundial.
     A rádio moldou a forma como comunicamos entre nós, e continuará a encurtar as distâncias entre as diferenças culturais, políticas, económicas e sociais. A Internet e outras novas tecnologias vieram estender ainda mais o alcance da rádio, um meio que promove o desenvolvimento, a aprendizagem ao longo da vida e a diversidade cultural e ajuda a preservar as culturas locais e as línguas, ao mesmo tempo que contribui para um entendimento global.

     Reconhecendo a importância da rádio, a ONU tem desde 1946 a sua própria rádio, cuja primeira emissão transmitiu a mensagem “Daqui as Nações Unidas a chamar os povos de todo o mundo”. A Rádio ONU existe actualmente em várias línguas, entre as quais o português. O material produzido pela Rádio ONU em Português pode ser utilizado gratuitamente por emissoras de rádio e TV, sites de Internet e instituições educativas.


Museu da Rádio, Lisboa
     O Museu da Rádio possui um raro núcleo documental composto por monografias e publicações periódicas, especialmente vocacionado para e estudo da evolução histórica dos receptores de rádio. Acolhe, ainda, o espólio das obras provenientes da Emissora Nacional, com alguns guiões do Teatro Radiofónico, e do seu acervo fotográfico.
     Inaugurado em 1992, na Rua do Quelhas, 21 - Lisboa, foi a concretização a um projecto iniciado nos anos 60, no Rádio Clube Português. Está aberto todos os dias das 10 às 17 horas, excepto aos Domingo e Segunda-feira e Feriados.

     O Museu tem por missão dar testemunho do "século" de evolução da radiodifusão sonora na realidade portuguesa. Conta com uma das mais significativas colecções da Europa, composta por milhares de receptores, equipamentos de registo sonoro, de emissão, suportes de gravação e microfones. A exposição estende-se por 20 salas, algumas das quais temáticas. O museu presta também uma homenagem aos 90 anos do radio-amadorismo em Portugal.



Fontes: