Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 fevereiro 2015

Dia da Paz e da Compreensão Mundial (Rotary International)




O Dia da Paz e da Compreensão Mundial é celebrado anualmente no dia 23 de Fevereiro, dia em que foi fundado o Rotary International, em 1905.


Origem:
      O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago pelo advogado americano Paul Percy Harrys (1868-1947) e mais três homens de negócios: 
Gustav Loehr - engenheiro de minas,
Hiran Shorey  - alfaiate, 
e Silvester Schiele -comerciante de carvão.

     Existem cerca de 1,2 milhões de rotarianos associados e mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo. O Rotary é uma associação de líderes de negócio e profissionais que prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade, sendo a principal organização não governamental, sem fins lucrativos, do mundo, que promove a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.


Paul Percy Harris

História:
     Paul Percy Harris nasceu a 19 de Abril de 1868 em Chicago, vindo a falecer em 27 de Janeiro de 1947. Harris foi advogado, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.
     Filho de pais de vida pouco regrada, Paul Percy Harris foi criado pelos seus avós paternos, Harold e Pamela. Criança e jovem travesso, era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont, tendo sido expulso de duas escolas superiores.
     Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância dos seus avós, bem como a confiança que o seu primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança de comportamento daquele que fundou e desenvolveu aquela que se tornaria a maior entidade particular de serviço social do mundo.
     Em 1891, formou-se em direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os EUA. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro. Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.

Criação do Rotary:
     Uma noite foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar, surgiu o Rotary. Naquele passeio o seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e apresentar-lhes Paul.
     O facto de os clientes do seu anfitrião se transformarem em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde, como um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade.
     Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas, ao frequentar o curso de Direito em Iowa, conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado no duro para poder pagar os seus estudos. Possivelmente, este contacto fez uma grande impressão em Paul Harris, pois os primeiros Rotary Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham pelo seu próprio esforço, os chamados "self-made men".

Família
     Paul Harris casou-se com Jean Thomson, natural de Edimburgo, Escócia em 1910. O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul. Jean faleceu em 1963 na sua cidade natal.

Reconhecimento
     Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, o advogado tornou-se um marido exemplar. Cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e tornou o seu nome sinónimo do que de mais valor herdara do seu avô: a TOLERÂNCIA!
Daí a razão porque se celebra o Dia da Paz e da Compreensão Mundial!
Fontes: