Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 janeiro 2015

Dia Mundial da Religião (Brasil)


Dia Mundial da Religião



     Data celebrada no dia 21 de Janeiro, dia instituído em 1949 através de Assembleia Espiritual Nacional, com objectivo de celebrar a união de todas as religiões, independentemente de credos.
     Em razão das divergências de opiniões e dos conflitos acontecidos ao longo da história da humanidade, a Assembleia Espiritual Nacional, composta pela Comunidade Bahá´í (Pérsia) criou o dia mundial da religião, o dia 21 de Janeiro, a fim de originar a adesão entre as várias religiões existentes, numa proposta de paz.
     A criação da data tem como objectivo promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.


Etimologia
    Vinda do latim, a palavra religião (religare) significa restaurar a relação do homem com o universo sagrado, através da fé, estendendo-se a crenças variadas.


Origem e breve história das religiões
     Cada religião apresenta suas características e seus ritos sagrados, como a peregrinação à terra santa para os muçulmanos ou a confissão para os católicos.
As mais antigas religiões surgiram antes da era cristã, sendo elas o budismo, o taoísmo, o hinduísmo, o xintoísmo, o confucionismo dentre outras.
     Mas as religiões consideradas como o berço das maiores crenças são de origem asiática e do Médio Oriente, que também são avaliadas como religiões mais antigas da humanidade, as monoteístas (crença em um único Deus), como o judaísmo, islamismo e o cristianismo.

     Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e meta-físicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre os cristãos e muçulmanos, entre os Séculos VI e VIII, com o objectivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.




Hinduísmo - Surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.





Budismo - Também teve origem na Índia em cerca de 600 a.C. A sua doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda. - o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do Século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde crêem ser descendentes de Abraão.




CristianismoO Cristianismo teve na região da Palestina, actual Israel e Palestina, no Século I. O seu livro sagrado é a Bíblia, dividida em velho e novo Testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo. Com o cristianismo, a igreja dividiu-se em três vertentes: protestante, ortodoxa e católica. Expandiu-se na Europa a partir do Século XX, atingindo a marca dos dois biliões de fiéis.



Catolicismo - O Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada, tendo origem no Século I. A sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa estão localizados na cidade-Estado do Vaticano. O livro sagrado dos católicos também é a Bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus, e a todos os santos.




Ortodoxia - A Igreja Ortodoxa ou Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão e igrejas cristãs auto-céfalas, herdeiras da cristandade do Império Bizantino. Teve origem entre 30 e 325 d.C. No seu conjunto, a Igreja Ortodoxa é a terceira maior confissão cristã, contando, em todo o mundo, com aproximadamente 250 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Europa Oriental. As igrejas ortodoxas mais importantes são a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Ortodoxa Russa.





Protestantismo - A religião Protestante teve origem na Europa Central no início do Século XV, como uma reacção contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. Os protestantes também são conhecidos pelo nome de Evangélicos, juntamente com os pentecostais e neo-pentecostais, oriundos de igrejas Protestantes.




Islamismo - O islamismo ou islão surgiu entre as pequenas hordas de pastores da Arábia Saudita no Século VII, com base nos ensinamentos de Maomé. Atinge a marca dos 1,2 biliões de adeptos no Médio Oriente e na Ásia, tornando-se a segunda religião  mais seguida e também a religião que mais cresce a nível mundial. O seu livro sagrado é o Corão, que utiliza os ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad). Eles acreditam que, assim como Jesus recebeu mensagens divinas, Abraão, Moisés e Maomé também receberam, sendo que não existirá nenhum outro após Maomé.



´


Judaísmo - O judaísmo nasceu no Século XVII a.C na Palestina (Israel). Os seus seguidores acreditam ser descendentes de Abraão. A vida judaica é administrada pelo Tanach, o seu livro sagrado, que apresenta 613 mandamentos fundamentais na Torá, os seus cinco primeiros livros.







O Brasil é o maior país católico do mundo com quase 125 milhões de fiéis, representando 74% da população do país.

Fonte:
Wikipedia, a enciclopédia livre.