Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

09 novembro 2012

9 de Novembro na História da Alemanha



Schicksalstag ( literalmente "dia do destino" em língua alemã), conhecido internacionalmente também em inglês como Day of fate, é o título dado ao dia 9 de Novembro pelos alemães, devido a neste dia terem ocorrido em diversos anos vários acontecimentos importantes para a História da Alemanha.
Os mais importantes incluem:

  • 1848: foi a data da execução do líder liberal Robert Blum (1807-1848). Este acontecimento é visto frequentemente como simbólico para o fracasso da Revolução de 1848.
  • 1918: o imperador Guilherme II (1859-1941) foi destronado e Philipp Scheidemann (1865-1939) proclamou a primeira república da Alemanha, a República de Weimar.
  • 1923: deu-se o Putsch de Munique, uma tentativa de golpe de Estado que foi a primeira aparição do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores em público.
  • 1938: a Kristallnacht marca o inicio do Holocausto. Foram mortos mais de 1300 judeus e queimadas ou destruídas muitas sinagogas e outras propriedades dos judeus.
  • 1989: caiu o Muro de Berlim que tinha sido o símbolo da separação da Alemanha, e dissolveu-se a restante fronteira interna alemã, que tinha custado a vida de muitos alemães que a tentaram atravessar. Este acontecimento é visto como o início da Reunificação da Alemanha.



Depois da queda do muro de Berlim o termo Schicksalstag ganhou o seu uso comum. Discutiu-se na Alemanha se o 9 de Novembro seria o dia nacional do país reunificado, mas por causa da carga negativa do dia pelos acontecimentos de 1923 e de 1938 decidiu-se que não seria adequado celebrar este dia.

Fontes:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem do Mapa da Alemanha: Cortesia de Imigração alemã - Toni Jochem

Sem comentários:

Enviar um comentário