Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 novembro 2012

17

Efemérides - 17 de Novembro


Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

(Dia especial em memória de todos aqueles que pereceram ou sofreram graves lesões em consequência de acidentes na estrada. Evocado todos os anos pela Organização das Nações Unidas no terceiro domingo do mês de Novembro. A sinistralidade rodoviária continua a ser, a nível global, um dos maiores flagelos do nosso tempo. A Organização Mundial de Saúde estima que, em cada ano, morram cerca de 1,2 milhões de pessoas e que de 20 a 50 milhões sofram traumatismos não mortais devido a acidentes na via pública em todo o mundo. Pelos dados estatísticos que são apresentados impõe-se a formulação da seguinte pergunta: “quantas dessas vítimas da sinistralidade na estrada são, também, vítimas do trabalho? Ou seja, quantos dos acidentes na estrada são, também, acidentes de trabalho?".)


Dia Mundial do Não Fumador

(O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilião e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumadores constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.)


Dia Internacional do Bebé Prematuro

(A iniciativa, comemorada pela primeira vez em 2009, é promovida pela EFCNI -European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em Abril de 2008, a nível europeu, e constituída por pais e profissionais de saúde, com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros bem como às suas famílias.)





Dia Internacional dos Estudantes

(Foi a 17 de Novembro de 1939 que um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia lutou heroicamente contra as tropas nazis que atentavam contra a liberdade do povo deste país. As universidades do país foram fechadas na madrugada de 17 de Novembro e as forças nazis invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração.
O Dia Internacional dos Estudantes foi criado em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes (a actual União Internacional de Estudantes), com delegados de 26 países.
O dia é aproveitado para promover encontros entre estudantes de diferentes nacionalidades e para enaltecer a importância dos estudos na construção da sociedade. Os estudantes de todo o mundo, que são na verdade o futuro do mundo, estão todos de parabéns neste dia.)




1433 - Nasceu D. Fernando, Infante de Portugal, irmão do rei D. Afonso V. Foi um exímio militar, aventureiro e navegador português que dirigiu e apoiou várias expedições. (faleceu em 1470).



1717 - Lançamento da primeira pedra do Palácio Nacional de Mafra, palácio, convento e mosteiro monumental em estilo Barroco Joanino. A sua construção foi iniciada por D. João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera no caso de a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência. Possui dois carrilhões mandados fabricar em Antuérpia e Liége por D. João V, com um total de 98 sinos, pesando mais de 200 toneladas, considerados uns dos maiores e melhores do mundo. Classificado como monumento nacional desde 1910.


1749 - Nasceu Nicolas Appert, inventor e industrial francês. Em 1795 iniciou a comercialização de alimentos conservados em garrafas. As suas técnicas foram as precursoras dos métodos actuais de conservação de alimentos em latas. (faleceu em 1841).



1755 - Nasceu Luís XVIII de França, Rei de França entre 1814-1815 e entre 1815-1824. (faleceu em 1824).



1790 - Nasceu João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, Duque de Saldanha, também conhecido como marechal Saldanha, oficial do Exército Português, diplomata e um dos políticos dominantes do século XIX em Portugal, o mais importante homem de estado do período da monarquia constitucional portuguesa, sendo, por quatro vezes, presidente do Conselho de Ministros de Portugal. Foi igualmente um dos pioneiros da Homeopatia em Portugal. (faleceu em 1876).



1822 - Faleceu Joaquim Machado de Castro, um dos maiores e mais famosos escultures portugueses e um dos mais influentes na Europa do século XVIII e início do século XIX. (nasceu em 1731).


1836 - Criação dos Liceus, em Portugal.


1858 - Faleceu Robert Owen, reformista social do País de Gales, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Foi um dos mais importantes socialistas utópicos. (nasceu em 1771).


1869 - Inauguração oficial do Canal do Suez.

1878 - Nasceu Lise Meitner, física austríaca que estudou radioactividade e física nuclear. Foi a descobridora da fissão nuclear. (faleceu em 1968).

1906 - Nasceu Soichiro Honda, engenheiro, industrial e magnata japonês, fundador da empresa Honda Motor Co. Ltd em 1948, uma das mais importantes fábricas de motos e automóveis do mundo. (faleceu em 1991).


1910 - Nasceu Rachel de Queiroz, tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista e dramaturga brasileira. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e a primeira a ser galardoada com o Prémio Camões, em 1993. (faleceu em 2003).



1917 - Faleceu Auguste Rodin, escultor francês, autor da escultura "O Pensador" (1902), entre outras. (nasceu em 1840).


1922 - Nasceu Stanley Cohen, fisiologista norte americano, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1986, pela descoberta do factor de crescimento da epiderme.



1925 - Nasceu Rock Hudson, actor norte americano. (faleceu em 1985).



1942 - Nasceu Martin Scorsese, cineasta, produtor, actor e guionista norte americano, vencedor de um Oscar da Academia em 2007, como melhor realizador, em "The Departed" (2006). Venceu mais 4 Prémios Golden Globe, 2 Prémios no Festival de Cannes, 3 Prémios BAFTA e um César Honorário.


1944 - Nasceu Remment Lucas Koolhaas, também conhecido como Rem Koolhaas, arquitecto holandês, vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura em 2000. Em 2008 foi apontado pela revista "Time" como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Entre alguns dos seus principais projectos conta-se a Biblioteca Central de Seattle, Estados Unidos (1992), Museu Guggenheim, Las Vegas, Estados Unidos (2001), Casa da Música, Porto, Portugal (2005) e Central Chinese Television, Pequim, China (2012).



1944 - Nasceu Danny DeVito, actor e cineasta norte americano.



1966 - Nasceu Jeff Buckley, cantor, compositor e guitarrista norte americano. (faleceu em 1997).



1975 - Tem início, em França, o primeiro encontro entre as maiores economias do mundo: EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Japão e Itália. No ano seguinte, o Canadá entra para o grupo, que passa a ser conhecido por G7 e, a partir de 1998, com a entrada da Rússia, por G8.


2006 - Faleceu Ferenc Puskás Biro, o maior jogador da história do futebol húngaro e um dos melhores do século XX. Durante toda a sua carreira profissional (1943-1993), marcou 512 golos em 528 partidas de futebol, fazendo dele, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol o terceiro maior artilheiro do século XX. (nasceu em 1927).


Fontes:
Imagem do Dia Internacional do Bebé Prematuro: Cortesia do Blog Viajando na Maternidade.
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário