Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 outubro 2012

10

Efemérides - 10 de Outubro


Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais

(Dia instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas. Tem como objectivo sensibilizar os Governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.)



Dia Mundial da Saúde Mental

(«Depressão: uma crise global» é o tema central do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje. A iniciativa, promovida pela Federação Mundial para a Saúde Mental com o apoio da Organização Mundial de Saúde, visa sensibilizar o público para uma melhor compreensão das doenças do foro mental.)



Dia Mundial contra a Pena de Morte

(Este dia é comemorado desde 2003 e foi lançado pela Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, que junta organizações não-governamentais, organizações jurídicas, uniões e governos locais de todo o mundo. Esta Coligação foi estabelecida pelas organizações que participaram no primeiro congresso internacional contra a pena de morte, realizado em Estrasburgo, em 2001.)



Dia da Raça - República do Equador

(Festa nacional. Celebra a chegada dos espanhóis à América, em 1492)


Dia da Independência da Republica de Cuba

(Foi neste dia, em 1868, que Carlos Manuel de Céspedes, "Pai da Pátria", libertou os seus escravos e iniciou a guerra de independência contra o poder colonial espanhol.)


Dia da Independência da República da China (Taiwan)

(Celebra o dia da declaração como República, da República Popular da China, em 1911.)


Dia da Independência da República das Fiji (Ilhas Fiji)

(Celebra o dia da independência, do Reino Unido, em 1970.)



1684 - Nasceu Jean-Antoine Watteau, mais conhecido por Antoine Watteau, pintor francês do movimento rococó. (faleceu em 1721).



1700 - Nasceu Lambert Sigisbert Adam, escultor francês, principalmente de temas mitológicos e arte religiosa, um dos mais importantes representantes do estilo rocaille. (faleceu em 1759).


1731 - Nasceu Henry Cavendish, físico e químico britânico, conhecido por ter descoberto o hidrogénio e por ter medido a intensidade do planeta Terra, além de variadas pesquisas no ramo da electricidade. (faleceu em 1810).


1813 - Nasceu Giuseppe Fortunino Francesco Verdi, mais conhecido por Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano, considerado na época o maior compositor nacionalista de Itália. Autor de "La Traviata" e "Falstaff", entre outras. (faleceu em 1901).


1861 - Nasceu Fridtjof Nansen, oceanógrafo, cientista, explorador polar, aventureiro e político norueguês. Foi o criador e director do Comité Internacional Nansen para os Refugiados, uma organização da Sociedade das Nações, Prémio Nobel da Paz em 1938. Enquanto delegado norueguês na Sociedade das Nações criou o passaporte Nansen para os refugiados, tendo sido galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1922. Foi o precursor da primeira expedição polar norueguesa e conseguiu, com êxito, a façanha científica e humana de aproximar-se do Pólo Norte mais do que outra pessoa até então, em 1893. (faleceu em 1930).


1878 - Nasceu António Baião, historiador e pedagogo português. Enquanto funcionário e director do Arquivo Nacional da Torre do tombo publicou centenas de artigos sobre diversos temas da História de Portugal, com destaque para a História da Inquisição em Portugal. (faleceu em 1961).



1881 - Faleceu São Daniel Comboni, missionário e bispo católico italiano, canonizado em 5 de Outubro de 2003 pelo Papa João Paulo II. A sua festa litúrgica é hoje. (nasceu em 1831).



1895 - Nasceu Lin Yutang, escritor chinês. (faleceu em 1976).



1911 - Nasceu Clare Hollingworth, jornalista inglesa residente em Hong-Kong. Correspondente de guerra desde o início da sua carreira, em 1939, Clare foi a primeira a dar a notícia da invasão da Polónia pela Alemanha, naquele mesmo ano, com 27 anos. À data do seu falecimento era a jornalista mais antiga do mundo (faleceu em 2017).


1917 - Nasceu Thelonious Monk, pianista e compositor de jazz norte americano, considerado um dos mais importantes músicos de jazz e figura determinante no movimento "bebop". (faleceu em 1982).



1930 - Nasceu Harold Pinter, actor, director, poeta, guionista, dramaturgo e activista político britânico. É considerado um dos grandes dramaturgos do século XX e um dos grandes representantes do teatro do absurdo, juntamente com Samuel Beckett e Eugéne Ionesco. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2005. (faleceu em 2008).



1930 - Nasceu Yves Chauvin, químico francês nascido na Bélgica, Prémio Nobel da Química em 2005.



1966 - Nasceu Zhai Zhigang, taikonauta (astronauta) chinês, o primeiro homem da China a caminhar no espaço, como comandante da missão Shenzhou 7, terceira missão espacial chinesa, lançada ao espaço em 25 de Setembro de 2008.



1971 - Nasceu Evgeny Kissin, pianista russo.



1985 - Faleceu Orson Welles, realizador de cinema, guionista, produtor e actor de teatro e cinema norte americano. (nasceu em 1915).



2004 - Faleceu Chistopher Reeve, actor e realizador de cinema norte americano, conhecido pelo seu papel de "Super-Homem" numa série de quatro filmes. (nasceu em 1952).



2010 - Faleceu Solomon Burke, cantor e compositor de música soul, gospel e rock americano, mundialmente referido como o Rei do Soul Rock e um dos músicos mais influentes do século XX. Eleito pela revista Rolling Stone o 89º maior artista da música de todos os tempos. (nasceu em 1940).


2010 - Faleceu Joan Sutherland, cantora de ópera australiana, uma das mais famosas soprano do século XX, conhecida também como "La Stupenda". (nasceu em 1926).


Fontes:
Cortesia de: World Federation for Mental Health
Cortesia de: World Coalition Against the Death Penalty
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário