Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 setembro 2012

26

Efemérides - 26 de Setembro



Dia Internacional das Relações Públicas

(Esta data ficou registada como o Dia Internacional das Relações Públicas, que, segundo a Effective Public Relations, se definem como “uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usá-la, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais.”)


Dia Mundial da Contracepção

(O Dia Mundial da Contracepção foi oficialmente lançado em 2007 em Berlim, Alemanha, durante uma reunião de organizações não governamentais, associações de planeamento familiar, associações científicas e médicas, e empresas farmacêuticas. O Dia Mundial da Contracepção realiza-se todos os anos no dia 26 de Setembro. A campanha mundial anual centra-se na visão para um mundo onde todas as gravidezes são desejadas.  A missão do Dia Mundial da Contracepção é a de melhorar a consciência sobre a contracepção, para que os jovens possam tomar decisões informadas sobre a sua saúde sexual e reprodutividade.)


Dia Europeu das Línguas

(O dia 26 de Setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas, em 2001.)



Dia da Independência da Nova Zelândia

(Comemora o dia da independência, do Reino Unido, em 1907.)




1836 - Criação do Panteão Nacional, no local da antiga Igreja de Santa Engrácia, erguida em 1568, em Lisboa. Passou a ter a função de Panteão Nacional a partir de 1916. A antiga igreja foi danificada por um temporal em 1681. A primeira pedra do actual edifício, o primeiro em estilo barroco em Portugal, foi lançada em 1682. As obras duraram tanto tempo que deram origem à expressão "obras de Santa Engrácia", para designar algo que nunca mais acaba. A igreja só foi concluída em 1966, 284 anos após o início das obras. O estatuto de Panteão Nacional foi igualmente reconhecido ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em Agosto de 2003, pela presença dos túmulos dos dois primeiros Reis de Portugal.


1849 - Nasceu Ivan Petrovich Pavlov, mais conhecido por Ivan Pavlov, fisiólogo russo, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1904, pelas suas descobertas sobre os processos digestivos dos animais. Ficou na história pelo estudo do condicionamento na psicologia do comportamento, o reflexo condicionado. (faleceu em 1936).


1886 - Nasceu Archibald Vivian Hill, fisiologista britânico, Prémio Nobel da Fisiologia / Medicina em 1922, "pelos seus trabalhos feitos na área da produção de calor pelos músculos, conhecido pelo modelo matemático da contracção muscular, o Modelo de Hill". (faleceu em 1977).



1888 - Nasceu Thomas Stearns Eliot, mais conhecido por T. S. Eliot, poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos. Mudou-se para Inglaterra em 1914 e tornou-se cidadão britânico em 1927. Foi Prémio Nobel da Literatura em 1948. (faleceu em 1965).


1889 - Nasceu Martin Heidegger, filósofo alemão, um dos pensadores fundamentais do século XX. (faleceu em 1976).


1897 - Nasceu Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, 262º Papa, como Papa Paulo VI, entre 1963 e a sua morte. (faleceu em 1978).



1898 - Nasceu George Gershwin, compositor e pianista norte americano. (faleceu em 1937).



1909 - Fundação do cinema mais antigo do mundo, o Kino Pionier (Cine Pioneiro), por Albert Pitzke, na cidade alemã de Stettin (actualmente Szczecin, na Polónia). No início o cinema tinha o nome de Helios.


1919 - Nasceu Matilde Camus, poeta e escritora espanhola. (faleceu em 2012).



1937 - Faleceu Bessie Smith, Cantora de blues norte americana, referida como "A Imperatriz dos Blues", foi a mais popular cantora de blues das décadas de 1920 e 1930 e uma das maiores cantoras da sua época juntamente com Louis Armstrong. (nasceu em 1894).


1945 - Nasceu Bryan Ferry, músico inglês que ficou conhecido como vocalista do grupo Roxy Music, formado com o baixista Graham Simpson em 1970.


1945 - Nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida por Gal Costa, cantora brasileira.


1945 - Faleceu Bela Bartok, compositor e pianista húngaro, investigador da música popular da Europa central e de Leste. (nasceu em 1881).



1948 - Nasceu Olivia Newton-John, cantora e actriz inglesa radicada na Austrália.


1956 - Nasceu Linda Hamilton, actriz de cinema norte americana.



1983 - É inaugurada em Lisboa a réplica da Pedra de Dighton, rochedo de 40 toneladas do Rio Taunton, em Berckley, Massachusetts, Estados Unidos da América, que ostenta a inscrição do navegador português Miguel Corte Real, de 1511.


1990 - Faleceu Alberto Moravia, escritor e jornalista italiano, autor de "La Ciociara". (nasceu em 1907).



2001 - Faleceu Walter Avancini, escritor, autor e director de telenovelas e mini-séries brasileiro. (nasceu em 1935).



2008 - Faleceu Paul Newman, actor e director cinematográfico norte americano. (nasceu em 1925).


Fontes:
Dia Mundial das Relações Públicas: Cortesia de Universidade dos Açores
                                                                   Cortesia de Blog Comunicação de Resultados
Dia Europeu das Línguas: Cortesia de European Day of Languages
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário