Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 junho 2012

12

Efemérides - 12 de Junho


Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

(A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou o primeiro Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002 como uma forma de chamar a atenção para estas crianças. O dia, que é observado a 12 de Junho, destina-se a servir como um catalisador para o crescente movimento mundial contra o trabalho infantil, que se reflecte no enorme número de ratificações da Convenção da OIT nº 182 sobre as piores formas de trabalho infantil, e da Convenção nº 138 sobre a idade mínima para o emprego. O tema para 2012 é: "Direitos Humanos e Justiça Social - vamos acabar com o trabalho infantil".)


Dia da Independência da Federação Russa - День Независимости

(Comemora o dia em que a Rússia proclamou a declaração de soberania nacional da República Socialista Federativa Soviética da Rússia - РСФСР, em 12 de Junho de 1990)



Dia da Independência da República das Filipinas

(Comemora o dia em que o general Emílio Aguinaldo declarou a independência da Espanha e proclamou a Primeira República nas Filipinas, em 1898. Após um período de 48 anos de ocupação pelos Estados Unidos, este reconheceu a independência da República das Filipinas em 4 de Julho de 1946, mas os filipinos quiseram manter a data da primeira independência como o seu dia nacional.)



2000 - Dia da Região Autónoma dos Açores

(Celebra-se anualmente na Segunda-feira do Espírito Santo, que é a segunda-feira imediatamente após a festa de Pentecostes, dia em que se celebra a Região Autónoma dos Açores. Este dia não é fixo, variando de ano para ano.)



1780 - Nasceu Mouzinho da Silveira, estadista, jurisconsulto e político português e uma das personalidades maiores da revolução liberal, operando, com a sua obra de legislador, algumas das mais profundas modificações institucionais nas áreas da fiscalidade e da justiça em Portugal. (faleceu em 1849).



1834 - Fundação da Associação Mercantil Lisbonense por um núcleo de comerciantes de Lisboa. A partir de 1855 passaria a designar-se por Associação Comercial de Lisboa. A partir de 1903 adquire o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, nome que mantém até hoje. Foi a pioneira do associativismo empresarial português e a primeira corporação económica em Portugal.



1850 - Nasceu Roberto Ivens, oficial da Marinha, administrador colonial e explorador português. Juntamente com Hermenegildo Capelo (1841-1917) efectuou a primeira travessia do continente africano entre a costa do Atlântico, em Angola, até à costa do Índico, em Moçambique, num percurso que demorou cerca de 15 meses (1884/1885), onde percorreram cerca de 8.300 km, 1.500 dos quais por regiões totalmente desconhecidas até então. (faleceu em 1898).



1924 - Nasceu George Herbert Walker Bush, mais conhecido por George W. Bush, político norte americano, 41º presidente dos Estados Unidos da América entre 1989 e 1993.



1929 - Nasceu Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto num campo de concentração. O seu diário, publicado em 1947, depois da sua morte com o título "Diário de Anne Frank", onde relata as experiências por que passou durante o período em que a sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. É considerado um dos livros mais importantes do século XX e é um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. (faleceu em 31 de Março de 1945).



1941 - Nasceu Armando Anthony "Chick" Corea, compositor, pianista e teclista de jazz norte americano, um dos criadores do movimento electric fusion como membro da banda de Miles Davis, na década de 1960. Nos anos de 1970 fez parte do grupo Return to Forever.



1942 - Nasceu Bert Sakmann, fisiologista alemão, Prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 1991, pelas suas descobertas sobre a função dos canais iónicos simples das células.


1950 - Nasceu Slava Polunin, actor, artista de circo e palhaço russo, mundialmente conhecido, criador dos shows "Asisyai-revista", "Snowshow" e "Diabolo", além de variados números para o Cirque de Soleil.



1979 - Nasceu Robin Miriam Carlsson, mais conhecida pelo nome artístico de Robyn, cantora pop e compositora sueca.


Fontes:
Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: Cortesia de ONU - Organização Internacional do Trabalho
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário