Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 março 2012

20

Efemérides - 20 de Março



Dia Internacional da Felicidade

(Em Julho de 2012 a Assembleia Geral proclamou o dia 20 de Março como o Dia Internacional da Felicidade, reconhecendo a relevância de felicidade e bem-estar como objectivos e aspirações universais na vida das pessoas ao redor do mundo e a importância do seu reconhecimento nos objectivos de política pública.)




Dia Internacional da Francofonia




Dia Mundial da Saúde Oral

(Celebrado todos os anos neste dia por iniciativa da World Dental Federation - Federação Mundial da Saúde Dental)




Dia Nacional da República da Tunísia

(Celebra a data da Independência, da França, em 1956)



43 a. C. - Nasceu Ovídio - Publius Ovidius Naso de seu nome completo, poeta romano. (faleceu em 17/18 d.C.).


1770 - Nasceu Friedrich Hölderlin, poeta lírico e romancista alemão, considerado um dos maiores poetas germânicos. (faleceu em 1843).


1786 - É fundada a Academia Sueca pelo Rei Gustavo III (1746-1792) com a finalidade de promover a língua e cultura sueca nos mesmos moldes da Academia Francesa. Este rei fundou igualmente o Museu Real, hoje Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia, em 1792.


1809 - Nasceu Nikolai Gogol, escritor russo de origem ucraniana. Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e a sua obra é considerada herança da literatura russa. Toda a sua obra é fundada no realismo, mas um realismo muito próprio com rasgos do que viria a ser um surrealismo. (faleceu em 1852).


1815 - Napoleão Bonaparte (1769-1861) entra em Paris após escapar do seu exílio em Elba, iniciando o seu "Governo dos Cem Dias".


1816 - Faleceu D. Maria I, Rainha de Portugal entre 1777 e a sua morte. Ficou conhecida pelos cognomes de A Piedosa ou a A Pia, devido à sua extrema devoção religiosa à Igreja Católica - demonstrada, por exemplo, quando mandou construir a Basílica da Estrela, em Lisboa. No Brasil, é conhecida pelo cognome de Dona Maria, a Louca, devido à doença mental manifestada com veemência nos últimos 24 anos de vida. (nasceu em 1734).


1819 - Nasceu Roger Fenton, fotógrafo pioneiro britânico, um dos primeiros fotógrafos de guerra (Guerra da Crimeia). (faleceu em 1869).


1828 - Nasceu Henrik Ibsen, dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno.Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se Brand, Peer Gynt, Um Inimigo do Povo, Imperador e Galileu, Casa de Bonecas, Hedda Gabler, Espectros, O Pato Selvagem e Rosmersholm (faleceu em 1906).


1856 - Nasceu Frederick Taylor, engenheiro mecânico norte-americano, considerado o "pai da administração científica", por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. (faleceu em 1915).


1892 - Nasceu Menotti Del Picchia, poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro. (faleceu em 1988).


1914 - Teve lugar em New Haven, Connecticut, Estados-Unidos, o primeiro campeonato internacional de patinagem artística no gelo.


1932 - Faleceu Ilya Ivanovich Ivanov - Илья Иванович Иванов, biólogo russo especialista em inseminação artificial e hibridação inter-específica de animais. Esteve envolvido em tentativas controversas de criação de um homem-macaco. (nasceu em 1870).


1950 - Nasceu Carl Palmer, percussionista, baterista e músido britânico, considerado um dos maiores e mais influentes bateristas de rock de todos os tempos. Carl Palmer é veterano em várias bandas britânicas, incluindo The Crazy World of Arthur Brown, Atomic Rooster, Emerson, Lake & Palmer e Asia. Também contribuiu em trabalhos de Mike Oldfield.


2002 - Faleceu Samuel Warren Carey, geólogo australiano que que advogou a teoria da deriva continental. Seu trabalho sobre reconstrução de placas tectônicas da Terra conduziu-o a desenvolver a Teoria da Expansão da Terra. (nasceu em 1911).


2003 - Início da Operação "Liberdade para o Iraque", desencadeada pelos Estados Unidos e Inglaterra contra o Iraque e o seu líder Saddam Hussein.


Fontes: 
Wikipédia, a enciclopédia livre;
Cortesia de ONU News Centre;
Cortesia de World Dental Federation.