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DEPERDUSSIN B
Quantidade: 1
Utilizadores: Companhia de Aerosteiros, Exército Português e Aeronáutica Militar
Entrada ao serviço: 28 de Setembro de 1912
Data de abate: 1916
Dados Técnicos:
a. Tipo de Aeronave
b. Construtor
Société Anonyme Pour l’Aviation es ses Derivés (SPAD) / França.
c. Motopropulsor
Motor (1): Gnôme de 7 cilindros radiais rotativos, arrefecidos por ar,
debitando cerca de 80 hp. Hélice: Em madeira, de duas pás, passo fixo.
d. Dimensões
Envergadura …………. 11,00 m
Altura ……………... …. 2,70 m
e. Pesos
Peso vazio ……..……. desconhecido
Peso máximo ……. … 700 kg
f. Performances
Velocidade máxima … .100 Km/h
Outros dados não conhecidos.
g. Armamento
Sem armamento.
h. Capacidade de transporte
Nenhuma.
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Resumo histórico:
O Deperdussin B foi um dos primeiros aviões projectados por Deperdussin, construído pela fábrica francesa SPAD em 1912 em muito reduzida quantidade. Este pequeno monoplano esteve na origem do Deperdussin TT, um bilugar de observação muito utilizado pelo Exército Francês e pela Marinha Britânica nos meses iniciais da I Guerra Mundial.
Companhia de Aerosteiros – No dia 28 de Setembro de 1912 esta aeronave foi desembarcada no porto de Lisboa, oferecida ao Governo Português pelo Tenente-Coronel do Exército Brasileiro Albino Costa, português radicado e naturalizado no Brasil. Depois de, por cedência do Ministério da Guerra, ter sido utilizado por um piloto francês no Concurso Internacional de Lisboa, em Junho de 1913, foi entregue à Companhia de Aerosteiros de Tancos em 16 de Novembro de 1913.
Imagem 3: Cortesia de Paulo Alegria - Blog Digital Hangar |
Aeronáutica Militar – Em 14 de Maio de 1914 foi criado o Serviço de Aeronáutica Militar, assim como a Escola de Aviação Militar (EAM) em Vila Nova da Rainha, para onde o Deperdussin B foi transferido.
Realizou o seu primeiro voo ao serviço da Aeronáutica Militar em 17 de Julho de 1916, apesar da EAM só ter sido inaugurada em 1 de Agosto de 1916. Participou na instrução do primeiro curso de pilotos militares da EAM, iniciado em 1 de Outubro de 1916 de uma forma um tanto ou quanto original: Chamavam-lhe o «Pinguim», pois possuía, na altura, as pontas das asas cortadas, servindo somente como “avião rolador” para treino no solo.
Foi o primeiro avião militar português, tendo sido abatido em 1916.
Realizou o seu primeiro voo ao serviço da Aeronáutica Militar em 17 de Julho de 1916, apesar da EAM só ter sido inaugurada em 1 de Agosto de 1916. Participou na instrução do primeiro curso de pilotos militares da EAM, iniciado em 1 de Outubro de 1916 de uma forma um tanto ou quanto original: Chamavam-lhe o «Pinguim», pois possuía, na altura, as pontas das asas cortadas, servindo somente como “avião rolador” para treino no solo.
Foi o primeiro avião militar português, tendo sido abatido em 1916.
Imagem 1: FAP / AHFA - Força Aérea Portuguesa / Arquivo Histórico da Força Aérea;
Imagem 3: Cortesia de Paulo Alegria - Blog Digital Hangar;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Imagem 3: Cortesia de Paulo Alegria - Blog Digital Hangar;
Imagem 2: Cortesia de Richard Ferriere - 3 vues;
Texto: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
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